Whatsapp
X

Tutorial Google Analytics 4 – Descubra esse poder!

9 de fevereiro de 2023

Gostaria de entender o poder e a eficácia do Google Analitycs 4 em seu site? Se sim, então o tutorial Google Analytics 4 é o que você precisa para começar a marcar seu território digital. Neste tutorial, você verá como configurar o GA4, criar uma conta e configurar o rastreamento, configuração da conta do GA4, rastrear seu site e conversões, ativar o rastreamento de eventos e muito mais. Portanto, se você está pronto para descobrir o poder do Google Analytics 4, está na hora de colocar as mãos na massa!

O que é o Google Analytics 4

O Google Analytics é um dos serviços de análise de dados mais importantes e abrangentes da web, oferecendo aos usuários dados críticos sobre seu negócio. Agora, ao migrar para a versão 4 (GA4) do Google Analytics, os usuários podem aproveitar ainda mais a tecnologia para gerenciar seu negócio.

O GA4 tem muitos recursos poderosos para ajudar os usuários a entender melhor seus negócios. Ele possui as ferramentas necessárias que os ajudarão a medir o crescimento do tráfego, entender o comportamento do usuário, obter insights sobre o desempenho de seus anúncios e muito mais. Além disso, ele oferece recursos avançados que ajudam a medir o impacto do marketing, permitem que os usuários acompanhem suas conversões e até possibilitam que os usuários criem seus próprios relatórios personalizados.

O GA4 também possui uma série de recursos de análise de dados que foram desenvolvidos para tornar mais fácil para os usuários usarem os dados a seu favor. O Google Cloud Platform (GCP) foi integrado ao GA4, permitindo aos usuários obter um acesso ainda maior aos dados e analisá-los de forma mais eficiente. Além disso, o Google BigQuery foi integrado, oferecendo aos usuários insights ainda mais detalhados. Por último, o Google Data Studio permite que os usuários criem relatórios interativos para melhor entender seus dados.

PUBLICIDADE

Configurando o GA4

Configurar o Google Analytics 4 (GA4) é extremamente fácil e intuitivo. Antes de começar, você precisa criar uma conta no Google Analytics. Isso pode ser feito acessando a página de criação de conta do Google Analytics e inserindo seus dados.

Depois de ter sua conta criada, acesse o portal do Google Analytics. Você pode encontrá-lo na home page do seu gerenciador de contas da Google. Clique em “Administrador” (na lateral esquerda) para começar a criar a propriedade

Em seguida, você deverá criar uma nova propriedade, clicando no botão “Criar Propriedade”.

Depois você deverá começar a configurar a sua propriedade, inserindo primeiramente o nome de sua propriedade, o país, o fuso horário do local e a moeda utilizada.

Logo após configurar as informações da sua propriedade, você deve adicionar uma categoria, o tamanho da empresa e como você quer utilizar o Google Analytics.

Depois de criar a sua propriedade, você deve começar a coletar seus dados, primeiramente informando qual o tipo de plataforma é usada.

E por último você deve configurar o fluxo de dados, onde você irá adicionar a url do seu site, por exemplo, e o nome do seu fluxo.

PUBLICIDADE

Assim que o fluxo for criado será gerado um código exclusivo para o seu site, que será utilizado por você para gerar as métricas do seu site. Com ele você fará o rastreamento do seu site.

Para isso começar a rastrear, você precisará adicionar a tag do Google Analytics 4 ao código HTML da sua página. Isso exigirá que você utilize conhecimento básico de código HTML, então tudo o que você precisa criar já está pronto, se você não quiser se envolver com o código HTML.

Após a instalação da tag, você deverá configurar os eventos para realizar o rastreamento. Isso significa que você terá que indicar os elementos da página que você gostaria de rastrear, como botões, imagens e vídeos.

Pronto – você configurou a sua conta no Google Analytics 4 e pode começar a rastrear as atividades dos seus usuários. Agora você pode começar a explorar todo o potencial do Google Analytics e descobrir como os dados podem lhe ajudar a melhorar seu site.

Configurando os eventos

Agora é hora de fazer alguns ajustes e garantir que o Google Analytics esteja monitorando os eventos desejados em seu website. Começamos com o nível de agregação (administradores de conta, gerentes, proprietários, etc). Nesta seção, você determina quais usuários terão acesso a certas informações e configurações.

Em seguida, você precisa configurar os eventos, que servem para medir o desempenho de uma página ou ação específica no seu site. Com eventos, você pode acompanhar ações como cliques, visualizações de páginas, formulários preenchidos e muito mais. Para configurar seus eventos, vá até a aba “Administrador” (lateral esquerda).

Encontre a seção “Eventos”, após abrir e clique em “Criar evento”. Aqui, você pode adicionar eventos, ajustar as configurações e escolher quais informações serão coletadas.

Integrando com outros serviços do Google

Integrar o Google Analytics 4 com outros serviços do Google pode ser muito benéfico para o seu negócio. Por exemplo, você pode unir os dados do Google Analytics ao Google Ads para ver como seus anúncios influenciam seu tráfego de website, conversões, receita e mais. Além disso, você pode usar a alavancar seu conteúdo usando a integração do Google Tag Manager com o Google Analytics 4. Além disso, você também pode usar esta integração para ligar o Google Analytics a outros serviços, como o Google Data Studio, o Google Search Console e muito mais! Com tudo isso, você pode ter uma visão mais profunda do desempenho de suas campanhas e criar melhores decisões para seu negócio.

Nosso tutorial de Google Analytics 4 realmente o ajudou a explorar e aproveitar todo o poder desta ferramenta incrível. Agora, você não apenas conhece o que é o GA4, como também sabe como configurar sua conta, rastrear seu site, e coletar os dados necessários para analisar o desempenho do seu negócio. Além disso, você entendeu qual é a importância de configurar os eventos e integrar com outros serviços do Google, para compreender melhor o comportamento dos seus usuários.Portanto, com o nosso tutorial de Google Analytics 4, você ganhou um grande conhecimento sobre como registrar e analisar os dados importantes para seu negócio. Agora, prever o comportamento do seu público alvo se tornou uma tarefa fácil! Se tiver alguma dúvida sobre o GA4, não hesite em entrar em contato conosco para que possamos oferecer toda a ajuda necessária. Boa sorte!

Mudando de assunto

TĆ­tulo

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Compartilhe:

Deixe um comentƔrio

O seu endereƧo de e-mail nĆ£o serĆ” publicado. Campos obrigatĆ³rios sĆ£o marcados com *

Artigos similares

AutomaĆ§Ć£o

ExtensĆ£o Automa – Crie AutomaĆ§Ć£o no Navegador

Você está cansado de realizar tarefas repetitivas e tediosas em seu navegador? Deseja economizar tempo e esforço ao automatizar processos online? Apresentamos AUTOMA, a extensão para navegador gratuita que trará uma revolução em sua produtividade online! Prepare-se para descobrir um mundo de possibilidades e aumentar sua produtividade online como nunca

NĆ£o perca nenhuma novidade:

NĆ£o perca nenhuma novidade: