X

WhatsApp Business API o Guia Completo

Whatsapp Bussiness API
27 de junho de 2022

O que é o WhatsApp Business API? 

Ao falarmos do WhatsApp Business API temos que levar em conta alguns fatores, diferente do que muitos pensam o WhatsApp API não é um aplicativo, então para entender o que é o WhatsApp API temos uma primeira pergunta: 

O que é API?

Bom a API(Application Programming Interface) que traduzido para o português significa Interface de Programação de Aplicativos, é basicamente uma “ponte” para fazer integrações entre dois aplicativos ou serviços.

Atualmente diversos aplicativos possuem APIs, um exemplo claro de aplicação que utiliza API é o Google Maps, para utilizar o mapa do Google em seu site é necessário fazer a utilização da API do Google Maps para integrar o Mapa ao Site.

O que é API?

Agora que sabemos brevemente o que é uma API, voltamos à nossa pergunta inicial, a API do WhatsApp tem a mesma função de uma API “padrão”, fazer uma ponte entre aplicações, mais especificamente o WhatsApp com outros aplicativos ou serviços.

PUBLICIDADE

Para entendermos melhor o que é fazer essa ponte, imagine ter uma planilha do Google com nome e telefone de vários clientes e você gostaria de enviar mensagens para todos sem ter que enviar uma por uma, ao fazer a utilização da API do WhatsApp todas as mensagens serão enviadas pelo WhatsApp sem o empregador ter o trabalho de ficar criando listas extensas de transmissão, apenas configurando a API.

O uso do WhatsApp está cada vez mais presente no nosso cotidiano, somente no Brasil mais de 98% das pessoas utilizam o WhatsApp, sendo considerado o aplicativo de mensagens mais usado, e cerca de 96% dos brasileiros preferem entrar em contato com empresas através do whatsapp. Sabendo disso, muitas empresas já fazem o uso da API do WhatsApp, já que as mesmas estão cientes das vantagens de adquiri-la.

Principal meio de comunicação no mundo: WhatsApp
Fonte: SEBRAE

WhatsApp Business API

Com a popularidade da utilização do WhatsApp para comunicação entre empresas e consumidores, o Facebook, agora chamado Meta, criou em 2018 o WhatsApp Business API. 

Com ela, é possível iniciar conversas em minutos, enviar notificações de atendimento e atualizações de compras, oferecer serviço personalizado de alto nível e compatibilidade com o canal de contato dos clientes.

Com a nova atualização que o Meta disponibilizou da API do WhatsApp a plataforma conta com mais três APIs: API Cloud, API Local e API de Gerenciamento de Negócios.

API Cloud

Usando os servidores hospedados na nuvem do Meta, o WhatsApp Business API envia e recebe mensagens para/de clientes. A API Cloud permite a implementação das APIs do WhatsApp Business sem o custo de hospedagem. Além disso, facilita a expansão do serviço de mensagens da empresa. A API Cloud suporta até 80 mensagens por segundo de envio e recebimento combinados (incluindo mensagens de texto e mídia).

API Local 

O WhatsApp Business API envia e recebe mensagens para/de clientes usando os seus próprios servidores para hospedar o cliente do WhatsApp Business API.

API de Gerenciamento de Negócios 

Gerencie de forma programática as configurações e os ativos da sua conta do WhatsApp, como modelos de mensagem e números de telefone, e receba atualizações de status de qualidade das contas.

Como a API do WhatsApp funciona?

Como já sabemos que a API do WhatsApp não é um aplicativo mas sim um serviço, então diferente de um aplicativo que pode ser instalado, a API deve ser hospedada em um servidor, muitas pessoas pensam que é necessário deixar um aparelho conectado a internet o tempo todo, mas como o WhatsApp Business API é conectado a um servidor, não é necessário. 

Por meio de linguagem de programação temos a possibilidade de fazer requisições da internet. Calma, não entendeu? Vamos explicar…

Quando navegamos na web, estamos usando, em 99% dos casos, HTTP, que é um protocolo de comunicação. Esse tipo de protocolo aceita alguns métodos, como Get e Post, que é o método de acessar as páginas, enviar formulários com os dados, entre outros. 

Linguagem de Programação

Outro ponto muito importante é que a API do WhatsApp não necessita de interação humana para fazer o envio de mensagens, seu modo de funcionamento pode ser híbrido(humano e robótico) ou inteiramente robótico. Então para fazer o envio da mensagem, basta fazer a utilização de “robôs” que fazem o envio de mensagens programadas, chamados de ChatBots. 

O WhatsApp API é pago?

As empresas que utilizam o WhatsApp Business API são cobradas por sessões, que incluem todas as mensagens entregues em um prazo de 24 horas a cada cliente, ou seja, a partir do momento que a empresa envia uma mensagem a um cliente é contado um tempo de 24 horas para fazer outra cobrança.

Conversa de WhatsApp API

Como funciona?

Os valores se enquadram em duas categorias: 

Conversas iniciadas pelo Usuário

Uma conversa que foi iniciada pelo usuário é iniciada a partir do momento que a empresa responde ao que foi enviado pelo cliente.

Quando a empresa responder o usuário começa a ser contado o tempo de 24 horas, então a mensagem será associada a uma conversa iniciada pelo usuário. 

Conversas iniciadas pela Empresa

Uma conversa que foi iniciada pela empresa se inicia a partir do primeiro envio de mensagem da empresa ao usuário. Ao fazer esse envio já se inicia a contagem das 24 horas para então ser feita a nova cobrança. As mensagens que começam uma conversa iniciada pela empresa precisam de um modelo de mensagem.

Quais as vantagens de usar a API do WhatsApp?

Facilidade na comunicação

Com a API do WhatsApp é possível enviar vários formatos de mensagens, facilitando muito mais para as empresas  se comunicarem com seus clientes. Para isso podem ser enviadas mensagens personalizadas, templates de mensagens, ou até mesmo mensagens via ChatBots com mensagens programadas.

Chatbots com WhatsApp API

Assim será possível atender mais clientes de maneira profissional e acelerar o atendimento pelo WhatsApp, otimizando o tempo de resposta.

Primeiras mensagens Gratuitas

O WhatsApp Business API disponibiliza as primeiras 1000 sessões no mês gratuitamente, ou seja, se você fizer apenas 1000 sessões de conversas com seus clientes, durante um mês, você não terá nenhum custo.

Utilização de um único número de telefone

Imagine ter vários atendentes fazendo o atendimento de diversas pessoas ao mesmo tempo com um único número cadastrado, legal não é mesmo? Com a API do WhatsApp tornou-se possível a utilização de um único número de telefone. A agilidade que isso impõe aos usuários é de grande utilidade, como atendimento ao cliente, suporte, avaliações de serviços, além da facilidade de comunicação com o cliente, então pense na vantagem que terá o seu negócio ao possuir uma API do WhatsApp.

Atendimentos com WhatsApp API

Alcance 

Com as amplas possibilidades que o WhatsApp possui, o alcance de pessoas é cada vez maior tornando possível que atinjam mais clientes e atendam vários deles ao mesmo tempo, com respostas rápidas e automáticas.

Quais são os tipos de envio que a API do WhatsApp faz?

Você pode enviar os seguintes tipos de mensagem usando a plataforma:

  • Mensagens de texto;
  • Mensagens de mídia: mensagens de imagem, vídeo, áudio, arquivos;
  • Mensagens de contato;
  • Mensagens de localização;
  • Mensagens interativas: mensagens de lista, mensagens do botão de resposta, mensagens de um ou vários produtos;
  • Modelos de mensagem;

Exemplos de uso.

WhatsApp Business API + Clínicas e Hospitais

Envie valores, quais convênios atende, horários disponíveis para consultas e exames, datas de retorno, quais vacinas o paciente precisa tomar, confirmações de horário, tudo isso, pelo WhatsApp. Bem mais fácil do que fazer diversas ligações durante o dia, né?

WhatsApp API + Clínicas e Hospitais

WhatsApp Business API + Loja Virtual

Já imaginou fazer envios pelo WhatsApp, para seus clientes, de compras efetuadas em seu e-commerce? Com o WhatsApp Business API é possível, tornando muito mais fácil a comunicação entre a sua empresa e o cliente. Além disso, você pode enviar uma pesquisa de satisfação do seu produto ao cliente, muito melhor do que enviar e-mails que às vezes eles nem se dão ao trabalho de abrir, não é mesmo?

WhatsApp Business API + Hotéis e Resorts

Que tal facilitar a comunicação com seus hóspedes utilizando a API do WhatsApp… Mas como? Bom a resposta é simples, envie horário de check-in, check-out, orçamentos, cupons de desconto, mensagens de boas-vinda, todas automatizadas, além de ajudar o cliente a não se esquecer de suas reservas você ainda cria um vínculo com um possível cliente recorrente.

WhatsApp Business API + Delivery

Sempre fica aquela dúvida… Será que vai chegar hoje? Ao fazer um pedido em um delivery queremos sempre que chegue bem rápido, envie mensagens para seus clientes saberem como está o andamento de seus pedidos, se já está em rota de entrega, em preparação, ou quando o pedido já foi entregue.

Bom nesse post explicamos sobre o WhatsApp Business API, mas o que não te contaram é que ainda existe uma outra possibilidade: a API do WhatsApp não oficial… Fique ligadinho nos próximos posts para entender sobre ela.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos similares

Whatsapp Bussiness API
Dicas

WhatsApp Business API o Guia Completo

O que é o WhatsApp Business API?  Ao falarmos do WhatsApp Business API temos que levar em conta alguns fatores, diferente do que muitos pensam o WhatsApp API não é um aplicativo, então para entender o que é o WhatsApp API temos uma primeira pergunta:  O que é API? Bom

n8n Automação
Marketing Digital

n8n a SUA plataforma de automação de marketing em 2022

O que é o n8n? O n8n é uma plataforma de automação de fluxo de trabalho(workflows), n8n (pronuncia-se n-eight-n) ajuda você a conectar qualquer aplicativo com uma API e manipular seus dados, por ser uma plataforma low-code pode ser utilizado com pouco ou nenhum código de programação. Meio confuso de

Não perca nenhuma novidade:

Não perca nenhuma novidade: